Tuesday, April 20, 2010

Colheita do Milho 2010




O Rio Grande do Sul plantou 1,28 milhão de hectares nesta safra 2009/2010. A colheita começa agora e exige alguns cuidados para acertar o ponto de colheita em função do uso do cereal.

De acordo com a Emater/RS, as primeira colheitas já começaram na Região Noroeste do estado, onde o milho tem como destino a silagem.
A colheita do milho em grão duro, quando atinge a maturação fisiológica e pára de acumular matéria seca, deverá acontecer somente nos primeiros dias de fevereiro em função do atraso na semeadura. Para identificar quando o milho está pronto para ser colhido basta retirar alguns grãos da espiga, observando o ponto de inserção do grão com o sabugo, onde uma pequena mancha preta indica o rompimento dos vasos que levam seiva para encher o grão. Neste momento, o grão atingiu seu peso máximo e parou de crescer. Para confirmar a maturação, é preciso que mais da metade das sementes na espiga apresentem a macha preta. Segundo a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Jane Machado, mesmo com o milho pronto para a colheita, o produtor precisa ter cautela: “Esse milho com a mancha ainda apresenta alto teor de umidade, em torno de 30 a 38%. O melhor momento para colheita é quando a umidade cair entre 18 a 25%, fazendo secagem artificial, já que no armazenamento a umidade ideal para evitar perdas na qualidade é de 13%”. A pesquisadora recomenda, ainda, que o produtor avalie os custos com a secagem em função da baixa valorização do milho no momento, cotado em R$ 17,00 a saca em janeiro de 2010.

De qualquer forma, os especialistas recomendam não prolongar muito a permanência do milho pronto na lavoura, exposto ao ataque de pragas e fungos que invadem a espiga e danificam os grãos, resultando em grãos ardidos. “As pragas nem sempre causam danos diretos, mas abrem a porta para as micotoxinas”, finaliza Jane Machado.

Joseani M. Antunes
Embrapa Trigo
(54)3316.5800 / www.cnpt.embrapa.br

Fonte: Cultivar
11/01/2010 13:24:41

No comments:

Post a Comment