Sunday, April 18, 2010

PLANTIO DE AVEIA PRETA 2010





AVEIA PRETA
É uma planta da família das gramíneas, muito rústica, exigente em água, com excelente capacidade de perfilhamento e produção de massa verde, que tem o nome científico de Avena strigosa Schreb. Em geral, produz mais forragem que as aveias branca e amarela, daí o nome aveia forrageira. É normalmente mais resistente às pragas e doenças.
Há séculos é usada como excelente forrageira de outono-inverno para as diversas espécies de animais, ruminantes ou não. Também é melhoradora das condições físicas, químicas e sanitárias dos solos. Tem conhecida ação na redução da infestação de nematóides do tipo Meloidogyne javanica, que formam galhas e são nocivos a diversas culturas, como o café e a soja.
Com o advento do plantio direto na palha (PDP), essa espécie passou a ser fundamental na rotação de culturas e na formação de palha. Mais recentemente, com o crescimento dos modelos de exploração envolvendo a produção animal, ou seja, a Integração Agricultura-Pecuária ou Integração Lavoura-Pecuária, a importância das aveias tornou-se ainda maior.
A aveia é uma das poucas culturas que podem ser usadas em rotação sem restrições por arte da cultura anterior e posterior. Todo agricultor que já a utilizou sabe dos benefícios que produz no solo e na sanidade da cultura seguinte. A aveia e sua palhada promovem a redução da população de plantas espontâneas em razão do seu efeito supressor/alelopático, principalmente sobre as de folhas estreitas, reduzindo-se, assim, os custos com capinas ou herbicidas nas culturas seguintes. Essa prática é particularmente benéfica antes das culturas de verão. No feijão, o benefício pode chegar a 69% e na soja, 38%.
Nesse caso, plantamos aveia para o gado! Plantio realizado em 17 de abril de 2010

2 comments:

  1. http://www.cati.sp.gov.br/Cati/_tecnologias/plantas_forrageiras/cr55aveiapreta.php

    Fonte

    ReplyDelete
  2. muito linda vc...

    ReplyDelete