Saturday, September 4, 2010

Transforme seu lixo em adubo: faça composto orgânico

Estou produzindo composto orgânico em casa para adubar minhas plantas e quero dividir essa experiência com vocês...

Você sabia que o lixo orgânico que produzimos em casa – cascas de frutas e legumes, cascas de ovos, pó de café, restos de grama cortada, folhas e galhos secos – pode se transformar em composto orgânico, um ótimo adubo para as suas plantas?

Composto é o resultado da fermentação de materiais orgânicos que resulta em húmus. Fermentação é o processo de transformação de material orgânico por microorganismos (bactérias), em que nutrientes são mineralizados, gerando os macros e micros nutrientes essenciais às plantas.
A fermentação potencializa os nutrientes, fazendo com que o composto orgânico substitua, de forma equilibrada, os fertilizantes químicos, fornecendo um “alimento” completo às plantas, além de agregar vida (microorganismos) ao solo.
Outro aspecto importante é que, no decorrer do processo, uma grande quantidade de calor é gerada, fazendo com que a pilha de composto, em processo de fermentação, atinja altas temperaturas, em torno dos 70ºC, esterilizando o material, eliminando vetores de doenças (fungos, nematóides, bactérias nocivas) e neutralizando as sementes de ervas invasoras.

A duração e o resultado do processo variam de acordo com o manejo que, se feito corretamente, levará em torno de 90 dias. Quanto mais revolvido for o material, mais ar entrará na pilha e, se a umidade estiver correta, mais rápido será o processo.

Como fazer:

1. Se você tem espaço com chão de terra no quintal pode separar um canteiro para fazer a compostagem. Ele deverá ter aproximadamente 0,60 x 1mts. Se você não tem, pode improvisar, usando um recipiente grande, de plástico ou madeira. Nesses casos, faça alguns furos laterais para a saída de ar e, se possível, uma portinhola de acesso na parte de baixo do recipiente. Algumas empresas já comercializam essas composteiras prontas.

2. Os resíduos devem ser colocados em camadas e não precisam ser separados por tipo, mas o resultado é mais homogêneo e de melhor qualidade ao se colocar camadas alternadas de resíduos (cascas de frutas, legumes, ovos e outros), com camadas de folhas, palha, serragem ou mesmo terra. No caso de composteiras feitas no chão, para acelerar a decomposição e evitar o aparecimento de moscas, cubra tudo com uma lona.

3. Na primeira semana, revolva bem a mistura todos os dias e depois, pelo menos uma vez por semana. Em razão da ação de bactérias e fungos, o monte pode esquentar a até 70 graus, por isso molhe de dois em dois dias, para diminuir a temperatura e manter a umidade, porém sem encharcar.

4. Após algumas semanas o material adquire uma coloração marrom escura, semelhante ao marrom café. O composto está pronto quando não se percebe mais um “cheiro ruim” e sim um “cheiro de terra”. Além disso, a aparência ficará bem homogênea e a temperatura igual à do ambiente.

5. Depois de pronto, o composto orgânico pode ser misturado à terra do jardim, da horta e dos vasos.

Você pode usar:

Cascas de frutas e verduras bem picadas, aparas de grama, galhos e folhas triturados, pó de café e folhas de chá, erva mate, o papel de filtro do café, guardanapos de papel, cascas de ovos bem trituradas, jornal e papel branco bem picado, papelão, caixas de ovos bem desmanchada. Cinzas de lareira ou fogão a lenha também podem ser colocadas, mas em pequena quantidade.

Se você tem tanque ou açude com plantas aquáticas, poderá aproveitar o excesso, pois essas dão excelente contribuição de nutrientes.

Cascas, folhas verdes de hortaliças, frutas, aparas de poda e estercos são considerados materiais verdes e são ricos em nitrogênio e carbono.

Já os materiais do tipo papelão de embalagem de ovos ou de tubos de papel toalha ou higiênico rasgados, papéis brancos, ramos de poda e pó de serra são chamados de materiais marrons, têm mais lenta decomposição, mas contêm muito carbono.

Você não pode usar:

Comida cozida que contém sal, carnes cruas ou cozidas, sebo, papel toalha usado para fritura, sementes de tomate, cascas de batatas, sementes de moranga e abóbora, excrementos de cães e gatos, a areia do banheiro do gato, revistas, folders coloridos de propaganda. Cinzas oriundas de churrasqueira também não devem ser usadas por causa do sal e porque o carvão contém substâncias que podem prejudicar as plantas.

Dicas:

Acrescentar esterco de animais herbívoros como gado, cabra e aves melhora a qualidade do composto.

Se o material ficar seco e esfarelar na mão, será necessário umedecer a pilha. Se começar a escorrer água, será necessário revolver bem, deixando arejar e ficar sem molhar por um tempo. A adição de materiais secos, como papel picado, ajuda a reduzir a umidade.

RECOMENDAÇÕES DE USO

VASOS, FLOREIRAS, ORQUÍDEAS E BONSAIS

Aplicar a cada 3 meses, nas seguintes proporções:

Vasos até 20cm de altura e floreiras até 25cm de comprimento – 2 colheres de sopa bem cheias para os formados e 4 colheres na formação.

Vasos até 35cm de altura e floreiras até 40cm de comprimento – 4 colheres de sopa bem cheias para os formados e 8 colheres na formação.

Vasos acima de 55cm de altura e floreiras acima de 65 cm comprimento – 8 colheres de sopa bem cheias para os formados e 16 colheres na formação.

CANTEIROS E JARDINS

Aplicar 500g / m2 a cada 3 meses espalhando sobre a superfície ou misturando ao substrato.

ARBUSTOS E PLANTAS EM GERAL

Plantio: 1kg para cada 10kg de substrato utilizados para encher a cova.
Manutenção: 300g a cada 6 meses ao redor da planta.

HORTAS

Aplicar200g para cada metro linear, a cada 3 meses.

ÁRVORES E FRUTÍFERAS

Plantio: 1kg para cada 10kg de substrato utilizados para encher a cova.
Manutenção: Aplicar 500g a meio metro de distancia do tronco e 1kg na projeção da copa.
Manter a aplicação a cada 6 meses, no início do outono e da primavera.

No comments:

Post a Comment