Friday, August 27, 2010

Boa Vista do Cadeado

Na foto: João Carlos Brandão, João Raymundo Brandão, Seu Lili, Victor Hugo Brandão e Izabele B. Kruel

A origem da minha avó materna (Jenny Pereira Brandão) é da Boa Vista do Cadeado, onde minha mãe, juntamente com seus irmãos foram criados, além de Cruz Alta. Eu nasci em Porto Alegre e logo me mudei para Cruz Alta e Boa Vista do Cadeado, onde fui criada. Morei na fazenda até os 10 anos e minha mãe resolveu mudar-se para Porto Alegre novamente.
Atualmente resido em Cruz Alta, onde curso Agronomia, porém minha mãe mora na fazenda que fica no Cadeado, onde com frequência eu estou, então hoje resolvi falar um pouquinho da origem desta cidadezinha!

O processo de ocupação do Distrito de Boa Vista do Cadeado começou em 1876. Em 1886 quando João Raimundo Silva (meu tataravô) e Cândida Prates da Silva adquiriram a sede da fazenda de Maria Tereza Barbosa de Jesus, a mesma usava um enorme e descomunal cadeado em sua porteira. Tornando-a a fazenda do cadeado Bússola aos colonizadores de Dr. Pestana (1870) e Ijuí. Passagem obrigatória desta região denominando inclusive de Serra do Cadeado. Após a morte de seu esposo manuel Moreira de Barros um dos fundadores de Cruz Alta (1822). Ao vender sua fazenda mudou-se para Lagoa Vermelha, e o casal Gabrielense permaneceu no Grande Cadeado. "Boa Vista", o povoado cresceu em uma bela colina que do alto,enxergava quilômetros de distância a paisagem era digina de uma "boa vista". Nasce em 1920, Boa Vista do Cadeado. Em 1848 falece João Amaro na Boa Vista e João Raimundo no Cadeado, sem realizarem seu sonho de construir uma escola aos habitantes da vila. Iracema Lopes da Silva (minha bisavó), em 1957, com a ajuda de seu genro Rosber Brandão (meu avô) concretiza o sonho construindo a primeira escola estadual em zona rural, "Escola Estadual Dr. João Raymundo" (onde eu estudei na 2ª e 3ª série do fundamental). Historicamente a área territorial da cidade foi fração de terras primitivas do Brasil imperial e Distrito mais antigo das missões. Sua tradição histórica foi marcada por lutas entre colonizadores portugueses e espanhóis, na disputa pelo continente. Sua conquista política na evolução história da expansão territorial portuguesa. A região dos pampas riograndenses, entre elas, o antigo território indígena aqui constituído, esteve presente em numerosos fatos e situações conflitantes entre portugueses e espanhóis, ainda antes do período colonial e, depois das frentes de expansaão e missões religiosas. A despeito de ter sido um divisor de águas para as comunidades indígenas, somente o Tratado de Santo Idelfonso, efetivamente estabeleceu os limites aceitos ao de Madri, firmando com território português a região que hoje é chamada de Boa Vista do Cadeado.
Dados atuais: População 2.525 hab. est. IBGE/2009

No comments:

Post a Comment