Friday, October 22, 2010

Pulgão, piolho, afídio, afídeo

Gentee... eu tô fazendo mudas de acerola pra uma pesquisa! Eu comi acerolas em dezembro de 2009, guardei as sementes e em março desse ano coloquei as sementes para germinação em um sementário, 98% das sementes germinaram!! Mas o motivo desse post é que hoje as mudas estão com sete meses e em torno de 20cm de altura e estão dentro da minha casa, tendo cuidados diários, eu as coloco no sol de dia e dentro de casa a noite, tudo bem cuidadinho e mesmo assim, essa semana eu vi que duas das minhas mudas estavam com as folhas novas torcidas, enrugadas e amarelas, fui ver e estavam cheias de pulgões embaixo da folha... Tomei um susto, que mesmo tenho o maior cuidado as pragas invadem, imagina as plantas que colocamos no campo e simplesmente esquecemos? É todo cuidado e pouco na hora de cuidar das plantinhas! Então ai vai uma dica caso tenham pulgões nas suas plantas tb!
  • Partes Afetadas: Toda a planta, principalmente folhas e botões
  • Sintomas: Descoloração, amarelamento, enrolamento e enrugamento das folhas, subdesenvolvimento de flores, frutos e de toda a planta

Eles se alimentam da seiva das plantas, perfurando os vasos condutores. Além dos prejuízos diretos, os pulgões ainda são transmissores de doenças entre as plantas e favorecem o surgimento de fungos. Os pulgões podem apresentar diversas cores, de acordo com a espécie, entre o marrom, o verde, o amarelo, o vermelho, o cinza e o preto. Os principais predadores naturais dos pulgões são as joaninhas, sirfídeos (moscas-das-flores), besouros e vespas, mas há inúmeros outros animais capazes de predá-los. Algumas formigas utilizam-se de uma solução aquosa rica em açúcares, que os pulgões excretam e por este motivo protegem-nas dos predadores. O controle dos pulgões pode ser feito naturalmente com a introdução de predadores e parasitas. Outras formas de combate tradicionais e eficientes, são a calda de fumo e o óleo mineral. Inseticidas comerciais devem ser usados apenas quando as plantas não estiverem com flores e frutos, pois matam também insetos benéficos às plantas como as abelhas.

Fonte: Jardineiro.net

No comments:

Post a Comment